Seja uma editoraEscreva para o Cabelos Famosos

Como recuperar os cabelos danificados com o calor?

Cabelo danificado e em recuperação

Os cabelos danificados pelo calor normalmente apresentam-se quebrados, com pontas duplas, sem brilho e pesados. Isso acontece porque o fio de cabelo perde sua estrutura.  Vamos descobrir como recuperar os cabelos danificados com o calor!

Como recuperar?

Quando o cabelo sofre um agravo, a camada externa protetora da cutícula, responsável por deixar os cabelos brilhantes, é extraída. Produtos químicos são um dos maiores vilões para saúde dos fios, pois removem os hidratantes naturais. O resultado são cabelos secos, opacos e indomáveis. Uma vez que o cabelo esteja danificado, ele não pode recuperar-se sozinho, a não ser por meio do crescimento de novos fios no couro cabeludo.

Além dos danos causados pela química o calor é um dos maiores problemas para os fios. Diversas transformações acontecem no cabelo quando este fica muito tempo exposto ao calor, o que procede em cabelos quebradiços. A água está presente nos fios de cabelo e é responsável pela flexibilidade deles.  Quando os fios ficam expostos em calor excessivo esta água seca e os fios praticamente fritam e tracionam, ou seja, quebram. Os fios chegam a apresentar certo cheiro de queimado.

Dicas para manter os cabelos hidratados

Um fator muito importante para ajudar na saúde dos seus cabelos é sempre a mesma que informamos á você em nossos artigos sobre a beleza dos cabelos, que é fazer sempre hidratações ou tratamentos reconstrutores, pois assim você obtém repostas as propriedades perdidas, enquanto ainda é possível. Não esquecendo que o shampoo é importante. Use os shampoos sem sal.

É preciso uma vez por semana ou a cada 15 dias realizar uma profunda hidratação dos cabelos com uma máscara capilar. Este passo pode ser feito em casa ou no salão de cabeleireiros. O corte de cabelo é fundamental para conseguir um ótimo resultado do tratamento.

A importância do uso do protetor térmico

Se desejar fazer uma escova ou utilizar a chapinha deve-se lembrar de usar um protetor térmico para os cabelos evitando que o calor danifique-os ainda mais. A escova progressiva exemplo, é realizada com o uso de glutaraldeído ou formoldeído, potentes, quebram as ligações químicas responsáveis pelas frisagens dos fios deixando-os lisos. O secador de cabelos assim como a chapinha contribuem muito para os danos em relação ao calor. Principalmente se forem usados diariamente.

Para que seus cabelos não sofram tanto com as agressões do calor é preciso ter disciplina para cuidar deles exemplo, usar chapéu, filtro solar, cremes específicos para os cabelos antes de entrar no mar ou piscina quando se expuser ao sol. Enxaguar os cabelos com água mineral (sem gás) hidrata os cabelos. Água de coco também.

Cortar seus cabelos a cada dois meses, ou se necessário o corte muitas vezes tem que ser antecipado caso seus cabelos estejam extremamente danificados. O corte ajudará os fios a tomarem uma forma saudável e receber o tratamento adequado para eles através de produtos específicos que serão indicados por um profissional de confiança.

Existem no mercado as famosas ampolas S.O. S para cabelos danificados, ressecados ou quebradiços, usadas por muitos profissionais, mas antes de usá-las precisa conhecer seu cabelo, saber como ele está e do que precisa para estar saudável.

Não use qualquer produto. Conheça seu cabelo. Saiba como usar os produtos e levar á sério este cuidado.  Cada cabelo tem uma resistência específica. Para cada tipo de cabelo uma máscara específica.

 

Escreve seu comentário usando o Facebook

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *