Seja uma editoraEscreva para o Cabelos Famosos

Rotina de cuidados com cabelos cacheados

  • SumoMe

Infelizmente, não são poucas as pessoas que veem os cachos “com maus olhos”. A verdade é que esse tipo de cabelo requer muito mais cuidado, e nem todo mundo está disposto a manter uma rotina de cuidados com cabelos cacheados, que é o que garante que eles estarão sempre lindos.

A estrutura dos fios cacheados é completamente diferente dos fios lisos, portanto esteja atenta a esses fatores para ter cachos de parar o trânsito:cabelo-cacheado

Corte ideal para cabelos cacheados

Antes de mais nada, os seus cabelos devem estar com um corte favorável para os cachos. Geralmente os cabeleireiros indicam cortes em U e sem muitas camadas, independente do comprimento que o seu cabelo tenha. Os mais curtos geralmente possuem os cachinhos mais definidos e fechadinhos, enquanto os longos “pesam” e fazem com que os cachos sejam mais abertos.

Voltando aos cachos depois da progressiva

Você passou anos alisando o cabelo, mas agora decidiu dar um basta e assumir seus cabelos como eles realmente são!? Pode optar pelo big chop, que consiste em cortar o cabelo BEM curto para remover toda e qualquer química, ou, para as menos corajosas, ir cortando aos poucos as pontas alisadas. Ambas as opções podem ser bem estressantes, mas lembre-se que cabelo cresce novamente, basta ter paciência e usar essas dicas de crescimento.

morena-cabelos-cacheados

produtos específicos para os cachos

Cabelos cacheados são naturalmente mais secos, uma vez que a oleosidade encontra certa resistência por conta das voltas que os fios dão. Justamente por isso, a raiz costuma ser oleosa. Portanto, já sabe: use produtos específicos para cabelos cacheados ou então para cabelos mistos. Usar qualquer produto vai fazer com que seus fios fiquem quebradiços, sem vida, sem movimento e sem definição e você definitivamente não quer isso, né?

Hidratação é passo essencial na rotina de cuidados com cabelos cacheados

Até mesmo cabelos oleosos precisam de hidratação, já imaginou o quanto cabelos secos necessitam? Não deixe de hidratar seus fios pelo menos uma vez a cada 15 dias, sendo que o ideal é uma vez na semana. Se puder fazer em salão, tudo bem. Se não puder, tudo bem também. Existem diversas receitas caseiras que você pode preparar com itens que você provavelmente tem em casa. Duvida? Dá uma olhada:

Hidratação caseira para cabelos ressecados

Essa receitinha vai fazer com que seus cabelos fiquem mais macios, brilhosos, definidos e com menos frizz:

  • 2 colheres (sopa) de amido de milho, popular maisena;
  • 1 1/2 xícara de água.

Levar ao fogo a mistura acima e mexer até virar uma pasta. Desligue, espere esfriar um pouco e adicione:

  • 1 colher de máscara de hidratação;
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar;
  • 1 colher (sobremesa) de bepantol.

Lave os cabelos com shampoo normalmente, retire o produto e aplique a máscara. Importante: ainda deve estar quente ao ser aplicada. Deixe agir por 30 minutos e lave em água corrente.

O açúcar vai fazer uma esfoliação e ajudar a abrir os poros, onde a mistura vai penetrar e agir. Lembre-se que o amido de milho não funciona sozinho: a máscara de hidratação é essencial e o bepantol potencializa o resultado.

rotina-cabelos-cacheados

Cuidados na hora de pentear

Um grande problema dos cabelos cacheados é que eles embaraçam demais e desembaraçá-los pode ser uma tarefa dolorida e exaustiva. Portanto, leve uma escova ou pente para o banho e desembarace-os por lá mesmo, enquanto estão bem encharcados. Depois do banho, eles podem ser penteados com um pente de madeira de dentes largos ou então com os próprios dedos. Dessa forma, quebram menos fios e mantém os cachos no lugar e com menos frizz.

Secagem natural ou com secador?

Há quem deixe os fios secarem naturalmente, há quem faça uso de secador/difusor. Se você optar pelo secador, jamais se esqueça do protetor térmico para evitar a quebra dos fios. Se optar pela secagem natural, deve se preparar para o possível aparecimento de frizz e volume indesejado, então evite ventos fortes quando estiver com os cabelos molhados.

cabelo-preto-cacheado

Finalização

Géis, leave-ins, cremes para pentear, ativador de cachos… existem muitos produtos específicos para os cachos e não devem ser retirados da rotina de cuidados com cabelos cacheados, pois ajudam muito na beleza capilar. Procure pelos produtos com consistência fluida para evitar que os fios fiquem pesados e sem movimento e não esqueça que o produto que é bom pra sua amiga pode não ser pra você e vice-versa. É importante testar sempre!

Na hora de dormir

Toda cacheada passa por isso: cabelos lindos e definidos no dia em que são lavados, cabelos sem forma e armados no dia seguinte. Para evitar isso, opte por fronhas de seda ou então enrole os cabelos em um lenço de seda. Assim, diminuirá o atrito e os cachos se manterão firmes por mais tempo. Amarrá-los em um coque alto também é uma boa estratégia.

E agora chega desse pensamento pequeno que cabelos cacheados não são bonitos, hein? Cabelo bonito é cabelo bem cuidado, independente do tipo que for!

cabelos-cachedos

E então, gostaram das dicas de rotina de cuidados com cabelos cacheados? Você também é ou quer voltar a ser uma cacheada e se animou com as dicas? Não deixe de comentar:

Escreve seu comentário usando o Facebook

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *