Seja uma editoraEscreva para o Cabelos Famosos

O que são e por que usar shampoos sem parabeno e sem sulfato

  • SumoMe

A maioria da população compra seus produtos capilares com base no que a parte da frente do rótulo traz: para cabelos secos, mistos, oleosos. Algumas até mesmo escolhem pelo cheiro. Poucas pessoas já pararam para analisar os ingredientes desses produtos e, ainda assim, uma parcela de quem já leu nem mesmo entende o que significam.

Isso começou a mudar há algum tempo, quando perceberam que alguns componentes dos shampoos estavam mais agredindo do que ajudando na saúde capilar. Você já ouviu falar em parabenos e sulfatos? São esses os vilões de maior destaque quando se trata de shampoos e agora você vai saber mais sobre eles, como evitá-los e por que usar shampoos sem parabeno e sem sulfato:

cabelos-morena-saudáveis

O que são parabenos e sulfatos?

Antes de mais nada, você precisa saber que ambos são sais e cada um deles age de forma diferente:

Parabenos: substâncias utilizadas afim de preservar cosméticos da ação de microrganismos. São utilizados amplamente em shampoos, cremes, desodorantes e até mesmo alimentos!

Sulfatos: causam a produção de espuma e removem o sebo do couro cabeludo. Amplamente utilizados em shampoos para cabelos oleosos e também os transparentes, anti-resíduos.

Quais os pontos negativos de usar shampoos com parabeno?

O parabeno é absorvido pelo couro cabeludo e vai se acumulando no organismo. Ainda não foi confirmado, mas há indicações de que o parabeno se ligue aos receptores de estrogênio, aumentando os níveis desse hormônio no corpo e predispondo ao câncer de mama.

Quais os pontos negativos de usar shampoos com sulfato?

Os sulfatos possuem alto poder de limpeza, portanto costumam deixar os cabelos mais ressecados, especialmente os que contêm químicas, como os com escova progressiva. Já ouviu falar que quem faz escova progressiva deve usar produtos sem sal? Esse é um dos motivos para isso.

Eles também removem a coloração artificial e até mesmo desbotam a natural, além de aumentar a oleosidade no couro cabeludo. Sim, isso mesmo: como o couro cabeludo o identifica como um agressor que está retirando o sebo, produz ainda mais para compensar.

cabelos-loiros

Que nomes devo procurar nos rótulos se quiser evitar esses componentes?

Lauril sulfato de sódio (Sodium Lauryl Sulfate), Lauril sulfato de amônio (Ammonium lauryl ether sulfate), Lauril éter sulfato de sódio (Sodium Lauryl Ether Sulfate) são os sulfactantes mais comuns, pois não custam caro para os fabricantes. Basicamente, esteja atenta à palavra Sodium/Sódio.

Identificar parabenos é mais fácil: Metil parabeno, Propil parabeno, Butil parabeno, paraben… enfim, se você quer evitar esse possível agente cancerígeno, fuja de produtos que contém paraben/parabeno em seus rótulos.

Quais componentes podem substituir os parabenos e sulfatos?

Álcool de polioxietileno, alcanolamidas, aminoésteres de cadeia longa, ésteres de polioxietileno sorbitol, lauraminopropionato de sódio e cocamidopropil betaina substituem os sulfatos, mas possuem capacidade de remoção da oleosidade reduzida.

Emolientes antimicrobianos, benzoato de sódio, sorbato de potássio e preservante à base de álcool benzílico são tecnologias de alguns shampoos sem parabenos.

Por que as cacheadas devem usar shampoos sem sulfato?

São elas que estão apostando cada vez mais nesses produtos, por conta da estrutura do fio: os cabelos cacheados são naturalmente mais ressecados no comprimento, portanto a utilização de sulfatos faz com que eles fiquem ainda mais secos. Além disso, como possuem alto poder de limpeza, acabam retirando até mesmo o efeito das hidratações, que devem ser constantes na rotina das cacheadas. Ou seja: os shampoos com sulfato são inimigos dos cachos.

cabelos-cacheados-saudáveis

Argumentos a favor desses componentes

Alguns dermatologistas argumentam que o contato do couro cabeludo com os shampoos não acontece por um período prolongado o suficiente para causar um acúmulo de parabeno no organismo.

Para defender os sulfatos, existe o argumento que seus substitutos não são tão potentes.

Quais são os melhores produtos livres de sulfato?

Existem diversos shampoos sulfate-free no mercado, de diversos preços. Pontos essenciais a serem observados, além da ausência dos componentes citados acima:

pH: Se o pH for superior a 7, seu cabelo vai ressecar mesmo que esteja usando um shampoo sem sulfato;

Presença de Olefin sulfanato: apesar de ser um tensoativo (não um sulfactante), ele é tão agressivo quanto o Lauril sulfato de sódio e tem potencial de ressecamento tanto quanto este. Portanto, leia bem o rótulo;

Quantidade de espuma: os shampoos livres de sulfato fazem pouca ou nenhuma espuma, o que significa que limpam na medida certa, sem retirar a oleosidade em excesso. Se o shampoo que você comprou pensando ser sulfate-free faz muita espuma, tem algo de errado aí.

shampoo-parabeno

Em suma, nem todo shampoo sulfate-free é bom. Eles costumam ser, porém só quem pode avaliar isso é você mesma, testando diferentes produtos em seus cabelos. Usou um frasco e percebeu que seus cabelos estão sem vida, secos, quebradiços? Troque. Não está limpando o suficiente? Alterne o uso de shampoos sem sulfato com outros um pouco mais agressivos, mas que limparão melhor.

Escreve seu comentário usando o Facebook

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *