Seja uma editoraEscreva para o Cabelos Famosos

Danos causados pela escova progressiva

Escova progressiva. Cuidados com as substâncias usadas no produto
Escova progressiva. Cuidados com as substâncias usadas no produto

Hidratação, Nutrição e Reconstrução serão seus aliados sempre para manter seus cabelos ainda saudáveis.

Escova progressiva – Cuidados

A escova progressiva interfere no processo de dilatação da cutícula ocasionada pelos alisantes o que resulta na quebra dos fios.

O uso de Formol para escova progressiva está proibido, mas muitas mulheres por desejarem deixar seus cabelos lisinhos não se atentam á esta informação prejudicando sua saúde. Hoje existem outros princípios ativos que substituem o formol.  Você consegue obter o mesmo resultado sem agredir o couro cabeludo ou arriscar a saúde usando os Silicones, que substituem o uso de formol.

O Formol impede que nutrientes e água penetrem nos fios e isso prejudica o brilho e maciez tornando os cabelos ressecados. Outros problemas também em relação ao uso de formos é o impedimento da oleosidade natural da raiz chegar ás pontas dos cabelos deixando o couro cabeludo irritadiço, pois a oleosidade acaba se concentrando somente na raiz. Pode também causar problemas caso queira retocar a escova progressiva a medida que o cabelo vai crescendo não obedecendo o tempo de pausa (3 a 4 meses) para este procedimento o que impede ainda mais que receba os nutrientes necessários.

Escova progressiva com Formol e Glutaral é extremamente proibido
Escova progressiva com Formol e Glutaral é extremamente proibido

Sua saúde fica sensível de forma geral. A ANVISA e o Ministério da Saúde alertam também sobre os vapores liberados com esta substância são extremamente agressivos prejudicando ainda mais as mucosas, aparelho respiratório, os olhos, causa dermatites, endurecimento e branqueamento da pele e pode perder a sensibilidade no local. O uso de formol é proibido. Porém, existe outro produto muito mais nocivo á sua saúde do que o formol que é o Glutaral. Este é 10 vezes mais potente e faz parte de algumas técnicas de alisamento. A ANVISA recomenda 0,1% e se passar desta porcentagem pode causar a pneumonia química (queima o pulmão), isto acontece quando a pessoa inala grande quantidade de Glutaral.

Observe sempre os produtos que você compra em lojas de cosméticos entre outros se estes têm número de registro e aprovação da ANVISA.

Fios quebradiços
Fios quebradiços

Quando decidir fazer sua escova progressiva peça ao seu profissional especializado e de confiança que prepare o produto a ser usado, na sua frente. Exija que seja sem Formol e Glutaral.

Peça para fazer a prova de toque. Ou seja, para saber se você tem alergia ao produto. Caso ocorra ardência, coceira, olhos lacrimejantes ou a falta de ar, interrompa imediatamente o processo. E, por sua vez, procure um médico clínico geral ou dermatologista.

Hoje existem outros produtos eficazes e seguros para fazer sua progressiva sem prejudicar sua saúde. Fale com um profissional capacitado sobre o assunto e deixe seus cabelos como você sempre desejou.

A escova progressiva pode ser feita em cabelos coloridos e descoloridos, porém, o cuidado especial se deve com as piscinas em relação ao cloro e o mar devido ao sal.

Escreve seu comentário usando o Facebook

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *