Seja uma editoraEscreva para o Cabelos Famosos

A importância do PH para os cabelos

  • SumoMe
PH para seus cabelos. Equilíbrio, maciez e brilho
PH para seus cabelos. Equilíbrio, maciez e brilho

Fatores fundamentais na escolha do shampoo é o PH da fórmula. O PH é a base para manter seus fios saudáveis, brilhantes e macios.

Shampoos e a importância do PH

Você sabia que o PH (potencial hidrogeniônico)da lágrima é 7.2? Sim, e a única maneira de fazer um produto que não irrite os olhos é usar o mesmo PH. Os shampoos para bebês possuem a mágica fórmula de não irritar os olhos e não causar lágrimas, porque tem um PH igual ao da lágrima. Tudo o que for maior ou menor, irritará os olhos. Os shampoos anti-resíduos, exemplo, tem o PH alto, algo em torno de 7.3 a 8.5, ou seja, PH alcalino assim como os shampoos infantis.

O PH para um shampoo de uso diário está entre 5 e 7, é a medida para abrir as escamas do fio e promover a limpeza. Se o PH for maior que 7 as cutículas se abrirão ainda mais. É o que acontece com o uso dos shampoos anti-resíduos, que eliminam em maior profundidade os resíduos oleosos, poeiras e cosméticos depositados sobre os fios. Recomenda-se inclusive o uso deste produto uma vez no mês. No caso de cabelos comprometidos ou quimicamente tratados, o PH ideal para o shampoo deverá ser ácido para promover uma limpeza adequada. Porém, só devem ser usados mediante casos específicos com diagnóstico prévio de um bom cabeleireiro.

O PH quanto mais alcalino, mais as cutículas do cabelo se abrem. No entanto, este PH muito alto acaba danificando o cabelo deixando-o áspero, quebradiço e muito ressecado. É interessante que o PH do seu shampoo gire em torno de 5. O PH deve ser mais baixo para os condicionadores e máscaras (em torno de 4), para fechar as cutículas. Assim, seus cabelos ganham equilíbrio, brilho e maciez, neutralizando os efeitos dos processos químicos e do tempo.

É possível reequilibrar os fios a partir da restauração do PH, ou seja, fazendo uso dos cosméticos certos (ácidos).  Podemos dizer que um cabelo bonito e saudável tem um PH ácido.

Resumo: O PH possui uma escala que vai de 0 a 14. Sendo de 0 a 6,9 PH ácido;  PH neutro em 7,0; e de 7,1 a 14 é considerado PH alcalino (ou básico).

Escreve seu comentário usando o Facebook

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *